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quarta-feira, 23 de junho de 2010

MENSAGEM



MISSÃO DOS PAIS



Quando Deus te dá um filho, outorga-te a solene missão de moldar a argila mole, que animou com o milagre de seu sopro divino.

Nos sete primeiros anos de vida, tens de dar-lhe forma; dos sete aos quatorze, polimento.

Durante toda a sua vida, tens de depositar em seu interior o líquido da sabedoria e da temperança.

Tens de ensinar-lhe a ser obediente, pontual, disciplinado, pois tais qualidades lhe serão exigidas a todo instante.

Tens de despertar-lhe o amor ao trabalho, às ciências e à leitura, para que ele, sabendo dar, seja útil.

Tens de ensinar-lhe a renunciar, a sofrer com resignação, a crer na justiça divina, a perder e, principalmente, a vencer, para que ele, sabendo receber, possa receber sempre.

Tens de ensinar-lhe o valor do amor, da lealdade, dos sentimentos nobres, para que ele possa conhecer uma vida feliz e significativa. tens de despertar-lhe o interesse pelas coisas do céu, para que ele não seja esmagado pelas misérias da terra.

Tens de transmitir-lhe o significado da vida, para que ele não subordine a sua existência ao temor à morte.

Ele é a semente que plantarás. o teu cuidado com ele irá refletir em tua colheita.

Se lhe deres instantes, farás dele um conhecido.

Se lhe deres tempo, farás dele um amigo.

Se o quiseres comprar favores materiais, ele verá em ti uma fonte de ganhos fáceis.

Se o conquistares com amor, serás para ele um PAI.


"Aquilo que o homem semear, isto também ceifará." Gálatas 6:7
















JOGRAL



4-HOJE É TEU DIA... ESCUTA PAPAI

MENINAS- Pela mamãe que escolheste para mim...

TODOS- Eu te agradeço, papai!

MENINOS- Pelo meu lar e pedacinho do céu, que os dois construíram...

TODOS- Eu te agradeço papai!
MENINAS- Pelo beijo que me dás cada manhã, quando vais para o trabalho...
TODOS- Eu te agradeço papai!

MENINOS- Pelo meu primeiro livro, quando entrei na escola...

TODOS- Eu te agradeço papai!

MENINAS- Pelas broncas que me dás, de vez em quando ou de vez em sempre...

TODOS- Eu te agradeço papai!

MENINOS- Pelas palmadas, poucas ou muitas, no lugar preciso e na hora certa...

TODOS- Eu te agradeço papai”

MENINAS- Pelas tardes de sábado, domingo ou feriado que ficas em nossa companhia...
TODOS- Eu te agradeço papai!

MENINOS- Pelo honrado nome que herdei pelo que tenho de parecido contigo...

TODOS- Eu te agradeço papai!

MENINAS- Porque tu és bom, generoso, terno, amigo, trabalhador e corajoso...
TODOS- Eu te agradeço papai!

MENINOS- Porque em tudo é um verdadeiro exemplo para a família e amigos...

TODOS- Eu te agradeço papai!

MENINAS- Porque tu me ensinaste o caminho do bem e do dever...

TODOS- Eu te agradeço papai!

TODOS- Nós te agradecemos, Papai do Céu, e Te pedimos que abençoe ricamente nosso papai, hoje e sempre. Amém.

PARA O DIA DOS PAIS

LINDO KIT HIGIENE!!!!!!!











quinta-feira, 17 de junho de 2010

OBEDIÊNCIA




Obediência - A Importância de Obedecer aos Pais
Obediência - A Importância de Obedecer aos Pais



Dt: 5:16 - Honra a teu pai e a tua mãe, como o senhor teu Deus te ordenou, para que se prolonguem os teus dias, e para que te vá bem na terra que o Senhor teu Deus te dá.


Cl. 3:20 - Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais; porque isto é agradável ao Senhor.


Ef. 6:1,2 - Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra.


Na cadeia de comando, ou melhor, no governo de Deus sobre a família cada componente tem as suas responsabilidades. Ao homem é atribuído amar a sua esposa, como Cristo amou a Igreja. Cabe a ele portanto protege-la. O marido e pai é o principal provedor de sua família, é o sacerdote em seu lar. A esposa, por sua vez é a sua parceira que está do seu lado debaixo de sua autoridade. Uma autoridade que é delegada por Deus. A seguir vem os filhos e estes devem reconhecer a autoridade de seus pais sobre suas vidas e obedecê-los.


Eu sei que estar debaixo de autoridade é tremendamente complicado, porém no caso da família, se o filho não souber receber ordens de seus progenitores, dificilmente saberá exercer situações de comando no futuro, em relação aos seus próprios filhos.
É incrível como o desrespeito pelos pais, atingem conseqüências tremendas. É só abrir as paginas dos jornais, ou ficar alguns minutos diante de um noticiário da TV, para sentirmos de perto a gravidade do problema. São inúmeros casos de violência no seio da família, principalmente filhos brigando ou até tirando a vida de seus pais. São meninos e meninas, adolescentes, jovens que se enveredam para o mundo das drogas e que fazem de seus pais, seus principais inimigos.


Estamos vivendo dias maus, profetizado pelo próprio Jesus Cristo. Ele nos fala em sua Palavra. Que em nossos dias, estaríamos presenciando uma guerra na família sem precedentes. É bem certo que uma parte da responsabilidade está com os pais, que não exerceram a sua autoridade, em relação a sues filhos, quando estes ainda eram pequenos. A criança cresce, muitas vezes em meio de gritarias, palavrões, desrespeito, em meio a cobranças e maus tratos, do que debaixo de disciplina e instrução na Palavra de Deus. Quando chegam a fase de pré-adolescência, resolvem sair de casa, escolhendo o caminho da marginalidade.


O que devemos observar, é que independentemente do tipo de criação, que se receba nesta vida, os pais devem ser respeitados e honrados. A Bíblia nos diz que devemos honrar os nossos pais, porque é um mandamento. Isto quer dizer, que temos o dever de honrá-los e respeitaí-los. É uma ordem direta e clara, da parte de Deus aos filhos. A não observância da Palavra implica em conseqüências tristes para o filho desobediente.


Que conseqüências são estas?


Quando os filhos são desobedientes a seus pais, eles ficam totalmente desprotegidos, quanto as promessas de Deus, no que diz respeito a sua estabilidade física, moral, emocional e espiritual aqui na terra e na eternidade. Porque os filhos que desobedecem a seus pais, os seus dias são abreviados na terra. Em outras palavras. Os filhos que desobedecem, vivem pouco, morrem cedo. São inúmeros casos registrados em delegacias de policia no Brasil e no mundo de tragédias na família decorridos da desobediência por parte dos filhos.


Se você é filho e está lendo esta mensagem, eu gostaria de ter a liberdade de passar pra você algumas dicas, de como melhorar o relacionamento com os seus pais.


1. Ouça sempre, a voz da experiência
Isto quer dizer, que a estrada que você está passando nesta vida, os seus pais já passaram por ela e eles sabem melhor do que você os perigos da mesma. Pode acreditar. Eles sabem com detalhes o caminho que lhe trará segurança. Ouvi-los é sinal de que você é uma pessoa sábia.


Veja o que a Bíblia diz a respeito:


Pv. 4:1 Ouvi, filhos, a instrução do pai, e estai atentos para conhecerdes o entendimento.


Pv. 17:6 Coroa dos velhos são os filhos dos filhos; e a glória dos filhos são seus pais.




2. Nunca, em hipótese nenhuma, levante a voz, desrespeite ou desonre os seus pais. Tenha sempre uma atitude de humilde, de respeito, de tolerância, principalmente se eles ainda não entregaram as suas vidas ao Senhor Jesus Cristo. O seu testemunho deve ficar sempre em alta na família, se você é cristão.




3. O diálogo é o melhor caminho
Entenda que por você, ainda que adolescente ou jovem, muitas mudanças estão acontecendo em sua vida, em sua mente, e principalmente em suas emoções, na sua maneira de ver as coisas, enquanto que os seus pais já não estão tão abertos para novas mudanças.


4. você é especial para os seus pais.
Lembre-se: por mais difícil que possa ser o relacionamento entre vocês. Eles querem que o melhor aconteça em sua vida, porque eles o(a) ama e algumas vezes não sabe muito bem expressar este amor.Tente ver a vida na ótica de seus pais, pois aí você sentirá um pouco que a vida não é feita só de alegrias e bons momentos, mas também de tristezas e traumas que precisam ser tratados a luz da presença de Deus.


5. Peça perdão sempre que errar contra eles.
Você nunca deverá conciliar o seu sono a noite, deixando o seu pai ou a sua mãe magoados.


6. Diga pra Deus, que de hoje em diante você vai procurar ser um filho obediente e temente ao Senhor.
Agora, uma palavra especial para você filho(a), que espera ver mudanças na atitude, no comportamento, de seus pais para com você. Preste atenção:




Você pode ter todas as razões do mundo para odiar os seus pais. Quem sabe você foi maltratado(a) ou até mesmo violentado(a) por seus pais em seu corpo, em sua alma, em sua mente. Lembre-se Deus o(a) ama e entende a sua dor, os seus sofrimentos, os seus traumas emocionais e quer libertá-lo(a) totalmente; Porém um detalhe você não pode e nem deve esquecer: Segundo a Bíblia que a Palavra de Deus, a vingança não pertence a você, pertence a Deus. Deixe que a justiça de Deus trate desta situação. Com certeza a justiça dos homens dará o seu parecer, mas eu não gostaria de ficar na pele de um pai ou mãe que comente tal barbaridade, quando julgado e condenado pelo próprio Deus.


O que você tem a fazer é encher o seu coração de esperança, e fé e olhar para o futuro. Tirar toda a magoa, rancor do coração e lembre-se, você não poderá fazer isto sozinho(a) Sozinho você não consegue se libertar. Jesus Cristo precisa estar dentro de você, curando todas as suas feridas, traumas, seqüelas, mas para isto você deve permitir a participação Dele(Jesus) em sua vida.


Como está o seu relacionamento com os seus pais?
Como é que você gostaria que eles te tratasse?
A Bíblia faz uma declaração interessante: Se for possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens. (Rm. 12:18)




Você está disposto a levantar a bandeira da paz? Você está disposto a caminhar na direção de seus pais, abraçá-los e pedir perdão e mudar para melhor a sua vida?O quinto mandamento diz: Honra o teu pai e a tua mãe, como o Senhor te ordenou, para que se prolonguem os teus dias e para que te vá bem na terra que o Senhor teu Deus te dá. (Dt.5:16)


O Senhor quer que você viva nesta terra feliz e abençoado, honrando, respeitando e acatando as orientações daqueles que Deus colocou em sua vida para ajudá-lo(a), seu pais.


Deus os abençoe;
Pr. Nélson R. Gouvêa

DAVI E JÕNATAS


Historia contada em: …..…./…….../…...
Por..……………........................................... ICNV BANGU

UMA AMIZADE MUITO ESPECIAL

CONHEÇA MAIS: II Samuel 4:4; 9: 6-13.
OBJETIVO: Desenvolver o conceito da importância da verdadeira amizade.
DISPOR DE: Desenhos de muletas ou uma cadeira de rodas.
ATIVIDADE DINÂMICA: Mostrar o desenho de uma muleta ou cadeira de rodas e perguntar às
crianças para que servem.

HISTÓRIA:
Era um jovem aleijado. Quando tinha apenas cinco anos; da mesma
idade que (mencionar nome de uma criança que está presente.), umas
pessoas inimigas de seu pai quiseram fazer mal ao menino. A ama que
ajudava a sua mamãe, para protegê-lo, correu com ele, mas infelizmente,
ele caiu de seus braços, e assim o menino ficou doente das pernas. Não
podia ficar em pé, nem caminhar como as demais crianças.


Em conversa com sua ama,ele perguntava:Que vai acontecer comigo,
quando eu crescer e não mais tiver você ao meu lado? Quem vai cuidar
de mim? Ama, algum dia eu vou me casar? Eu irei estudar longe? Ela lhe
dizia que ele era filho de Deus,e que Deus sempre cuidava de Seus filhos.
Ele não o desampararia, e mais ainda, se o menino era inválido.
Quando chegava a noite, Mefibosete dizia:Ama! Ama! Conte-me outra
vez a história que eu gosto! E ela se encostava ao lado do menino,enquanto
acariciava seus cabelos,relembrava a história que ele mais gostava de ouvir.

A ama lhe dizia: Quando Jônatas, seu pai e Davi se conheceram, ele logo
percebeu que Davi era um jovem mui amável. Ele se portava educadamente na
casa do rei,e isso lhe agradou tanto que ele lhe deu lindos presentes. A partir
desse momento,foram tão amigos que passavam muito tempo em companhia
um do outro. Jônatas sempre se preocupava,para que seu amigo não sofresse
algum risco de vida. Ele acreditava que sua amizade duraria para sempre. Eles se
amavam muito. Eram fiéis um ao outro e se tornaram os melhores amigos.
O tempo passou. O pai de Mefibosete já havia morrido,quando ele ainda
era pequeno. Havia muita gente que queria prejudicar esse homem. Ele continuava
dependendo dos demais para poder ir de um lado para o outro. Vocês
lembram do problema de Mefibosete? Muito bem! Ele era aleijado.
Em meio a essa situação,apareceu o antigo amigo do pai de Mefibosete
e, Davi. Agora Davi era uma pessoa muito, mas muito importante. Era o
rei de Israel, rei de uma grande nação. E, ao se encontrarem, este jovem
desamparado,Mefibosete fez uma reverência,dizendo ao rei:“Aqui está
o teu servo”, como um sinal de humildade. O rei Davi lhe disse:Tu és o
filho do meu melhor amigo; não tenha medo, porque eu desejo ser bom
para você,por amor do seu pai Jônatas e,mesmo que ele não esteja aqui,
a minha casa será a sua casa. Jamais lhe faltará nada. Eu ordenarei que
ninguém lhe faça mal. Seu pai foi o meu melhor amigo,portanto você será
uma das pessoas mais importantes em meu palácio.
Todos os dias você comerá em minha mesa e jamais lhe deixarei. Os
olhos de Mefibosete se encheram de lágrimas e ele se lembrou das his
tórias que sua ama lhe contava, quando ainda era pequeno, assim como
são vocês . A amizade de seu pai permitiu que este jovem fosse atendido
no palácio do rei.

APELO: Assim como Mefibosete, nós, algum dia viveremos no palácio
do Rei do Universo, graças a nossa amizade com Jesus.Vocês querem
viver nesse palácio?

ORAÇÃO:Que uma criança (previamente avisada) ore,agradecendo a Deus,

segunda-feira, 14 de junho de 2010

PAIS QUE TOMAM PAPEL DE MÃE






Cuidar de filhos não é fácil. Levar à escola, ensinar a lição, atentar para a alimentação. Embora sejam prazerosas, quando se tornam obrigatórias essas atividades podem se tornar cansativas e estressantes. Mas o fato é que toda a atenção dedicada às crianças requer muito zelo e cuidado, principalmente quando se trata de educação. Tradicionalmente, entende-se que é papel da mãe zelar pelas boas maneiras do filho, vigiar seu desempenho na escola, orientar com relação a regras que deve ou não respeitar e, por outro lado, caberia ao pai levar sustento à casa e manter a ordem dentro do lar. O que se vê atualmente é que muitos desses valores já se tornaram obsoletos e que a realidade aponta, cada vez mais, para um grande número de pais solteiros que precisam dar conta não só do sustento da família, mas também das tarefas domésticas.

O filme "À Procura da Felicidade" retrata bem esse painel. O longa reproduz a história real de Chris Gardner, um pai de família americano que se depara com sérios problemas financeiros e que, embora tente manter a sua família unida, é deixado pela esposa, tendo que passar a viver sozinho com o filho Christopher, um menino de cinco anos. Juntos, pai e filho vivem momentos de muita dificuldade. Após serem despejados, eles passam a dormir em abrigos, estações de trem, banheiros e onde quer que consigam um refúgio à noite. E enquanto cuida da criação do menino, Chris ainda precisa de tempo para estudar e conseguir um emprego que o permita sustentar seu filho.

Apesar de parecer muito distante da realidade atual, o perfil de Gardner já pode ser visto, hoje, através de muitos outros casos de homens que precisam desempenhar sozinhos o papel de pais e educadores de seus filhos. Uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que, em dez anos, o número de homens que assumiram a paternidade total dos filhos teve um tímido aumento: de 258 para 299. Embora ainda seja um índice pequeno, hoje já é comum o exemplo de pais que ficam com a guarda judicial dos filhos em caso de divórcio ou separação.

Este é o caso do locutor de rádio Rui Vasconcellos. Desde quando a sua filha Amanda tinha cinco anos de idade, ele a cria sozinho. Hoje, depois de vivenciar esta experiência por oito anos, ele conta como fez para administrar seu tempo e superar as dificuldades enfrentadas por um pai solteiro. "No início, tudo parecia mais complicado. Enfrentei muitos problemas relacionados à minha falta de sensibilidade para identificar de que a minha filha precisava. A partir daí, passei a estudar sobre o corpo humano para entender tudo o que ela sentia fisicamente, com relação a dores e doenças. Essa fase foi uma das mais difíceis pra mim".

Embora seja grande a dificuldade de lidar com crianças e bebês, na medida em que o tempo passa, os filhos também vão depender de outras necessidades, que se tornam essenciais em suas vidas. Ao atingir uma certa idade, a criança necessita de mais atenção em algumas áreas específicas. As atividades escolares, por exemplo, devem ser tratadas de maneira mais intensiva. Acompanhar o desempenho no colégio, verificar os deveres de casa, fazer pesquisas, tudo isso pode ser desgastante, mas são sempre fundamentais para o desempenho da criança. É nessa hora, que, segundo Rui, a administração do tempo entre trabalho e atividades domésticas passa a se complicar e é a partir daí que as prioridades do pai passam a ser as prioridades do filho.

"Ter filhos significa ter que renunciar a muitas coisas. Às vezes chego cansado em casa, mas, mesmo assim, ainda tenho que preparar o jantar, verificar se ela fez os deveres de casa, ajudá-la com pesquisas da escola e do curso de informática. E não posso me esquecer, é claro, de conversar com ela sobre nossas atividades", afirma o locutor. Cuidar dos filhos sozinho não é um trabalho fácil, mas pode tornar-se prazeroso se as tarefas de casa e do trabalho forem bem administradas. Assim como no filme "À Procura da Felicidade", onde o pai, interpretado pelo ator Will Smith, conta com a amizade e compreensão do pequeno filho para superar suas dificuldades, Rui também conta com a ajuda de Amanda para dar conta de todas as suas tarefas. Ele afirma, com orgulho, que a menina o ajuda muito nas tarefas domésticas.

A importância do diálogo

Quando se trata de filhos, muitos acreditam que conversas sobre sexo, drogas, namoro e mudanças no corpo devem ser tidas entre o pai e o filho e entre a mãe e a filha. Mas vemos, atualmente, muitos pais com uma relação de profunda amizade com suas filhas e mães que são as melhores amigas dos seus filhos. O fato é que uma verdadeira amizade deve ser construída entre pais e filhos, independentemente de sexo ou idade. "O segredo para isso...", explica Rui, "é a construção do diálogo dentro de casa". O locutor confessa que já enfrentou muitos problemas na convivência com a sua filha, principalmente nessa fase em que ela está agora, a pré-adolescência, mas admite que com uma boa conversa tudo pode ser resolvido.

Apesar de ser uma tarefa difícil, o pai que cuida sozinho de seus filhos precisa estar antenado com as questões atuais e, acima de tudo, deve manter uma relação aberta e saudável com o filho. Assuntos que, tradicionalmente, são acompanhados pela mãe, como mudanças no corpo, namoro e relacionamentos, nesse caso, devem ser trabalhados pelo pai de forma natural, para que o filho não se sinta perdido quanto a todas estas questões. "Confesso que senti falta, sim, de uma presença feminina na criação da minha filha, mas, ainda assim, não deixo de conversar com ela sobre as coisas que devo. Esses dias eu tive que explicar para ela o que é uma camisinha, pois ela ganhou uma durante um evento do PAN na praia e não sabia para que servia", conta Rui, que garante já estar aprendendo a dominar todos os assuntos relacionados a meninas adolescentes.

O caso de Rui é um dos vários espalhados pelo mundo. Atualmente, muitos homens se vêem na responsabilidade de criar seus filhos sozinhos, mas ainda se desesperam por não saber o que fazer. Lidar com filhos não é fácil, mas a verdade é que eles são heranças do Senhor e devem ser tratados com carinho e atenção, independentemente de serem criados somente por mães ou pais. O locutor, que conhece bem essa realidade, não hesita em dar conselhos para quem quer alcançar sucesso nessa jornada. "O fundamental é ter compromisso com a criança e, acima de tudo, com Deus, pois é Ele quem nos capacita a desempenharmos esse papel".

segunda-feira, 7 de junho de 2010

DIA DOS PAIS

Meu Pai Robô

sábado, 6 de fevereiro de 2010

História que ensina sobre o Amor de Deus como o Pai que é de cada um de nós.
Como Pai, Deus cuida, ensina, repreende, protege, admoesta e tudo mais que um Pai que ama de verdade faz pelos seus filhos!

Essa História foi adaptada de um teatro infantil. Ou seja, pode ser usado como um teatrinho também, tanto com as crianças, como com fantoches. Adaptado pela irmã Gabriela Pache de Fiúza, que o retirou do site teatro cristão.

Aula Completa
- Receba as crianças com alegria.

Prepare recortes de revistas que contenham a figura de robôs. Diga às crianças que os robôs foram criados para facilitar a vida das pessoas, mas que não as substituem. Eles fazem os trabalhos perigosos, como ir no fundo do oceano explorar, algo que um ser humano não poderia fazer.

Conte a elas que os robôs jamais substituirão as pessoas, que devem ser usados para ajudar somente. As pessoas têm emoções e inteligência, coisa que um robô não tem.

Deixe que olhem as figuras de robôs.


- Faça um semi-círculo com as cadeiras, de modo que o professor fique diante de todos.
- Cante uma música
- Ore com as crianças, pergunte quem tem algum pedido especial. Deixe a oração final para fazer com as crianças. Nesse momento, ore você mesmo.
- Inicie a história
História
Certa vez um professor que não teve pai, projetou durante anos um pai para ele, criando o pai robô.
-Nossa! Estou ansiosa para ver o pai robô do professor.
-Eu também, ele falou tanto desde o início do ano que não vejo a hora.
- Bom dia crianças!!! – Disse o professor
-Bom dia professor!!!
-Chegou o grande dia, hoje vocês conhecerão uma pessoa muito especial…tcham, tcham, tcham, tcham… Aí está, o melhor pai do mundo, o meu papai, e ele pode tudo. – disse entusiasmado o professor.
-Oh!!! -disseram as crianças assombradas.
-E o que ele sabe fazer professor?
-Ele tem uma programação que permite muitas coisas, ele assiste TV comigo, me ajuda a lavar a louça, vejam que maravilha, tenho um pai que estará sempre comigo aonde eu for. Muito bem, vocês que tem um pai me digam o que ele deve fazer?

Os alunos levantavam a mão gritando: Eu, eu, eu ….
-Você Daniel o que gostaria de vê-lo fazer? –Perguntou o professor com ar de orgulho.
-Ele deve ajudar a arrumar a casa, tirar o pó por exemplo.
-Ok! Ok! Vamos lá. O professor programa o robô e o robô tira o pó da sala e as crianças vibram!

- Viram? O que mais, o que mais? Pode falar Ester!
- Ele tem que ser bom e dar abraços. –Respondeu Ester
-Venha cá Ester! -disse o professor- Vamos lá…( programa o robô ) …prontinho.

O robô dá um abraço muito apertado e desengonçado em Ester.
- Ai... ai... Ele tá me apertando!

O professor a ajuda.
-Mais alguns ajustes e este abraço ficará bom. – disse o professor.

E o que mais ele tem que saber fazer? - desafia o professor
- Ele tem que ser engraçado, meu pai é engraçado… - disse Bia.
O professor programa o robô e o robô faz malabarismo e palhaçadas e as crianças riem”.
- É melhorou, está começando a se parecer com um pai. - dizem os alunos empolgados.

-Viram como ele é perfeito? Nunca mais ficarei sem a companhia de um pai! Ele pode tudo. O que mais? O que mais? –falava o professor desafiando os alunos.
-Deve ajudar com os deveres da escola. – disse João
-Deve comprar muitos presentes… – disse Melisa
- Deve saber contar divertidas histórias… – disse Rafael
-E deve gostar de rir, ele deve ser sempre alegre … – disse Sofia.

O professor corre e programa o robô que cumpre todas as tarefas à perfeição.

-Algum outro desafio? Pergunta audacioso o professor.

- Um bom pai tem que saber orar - disse Cíntia desde o fundo da sala com voz firme.
-Orar ? – pergunta o professor intrigado.
-Sim, ele deve saber orar! Orar é falar com Deus, Nosso Pai maior, ele pode todas as coisas. É importante um pai saber orar. Sabe professor, quando a minha mãe ficou grávida, no ultra-som dos primeiros meses aparecia o feto com serias malformações ósseas. Os médicos disseram que eu nasceria deformada e que nem mesmo caminharia. Mas meu pai, cheio de fé, começou a orar e jejuar pela minha cura. Ele colocava a mão na barriga da minha mãe e orava todos os dias, ele nem mesmo quis fazer outros exames, ele creu de todo coração que Deus tinha me curado. E no dia do nascimento todos ficaram chocados, eu nasci perfeita, EU SOU PERFEITA. Todos ficaram espantados menos o meu pai, porque ele sabia que Deus já o tinha ouvido. Meu pai ora pelo emprego, pela nossa saúde, pelas finanças, pela família, ele ora por todas as necessidades! Sem dúvidas professor, o que um pai tem que saber fazer para ter uma família abençoada é orar, como o meu papai!

O professor estava visivelmente abalado, toda a sala estava com os olhos cheios de lágrimas. O professor rompeu o silêncio dizendo:

-Meu pai robô não foi programado para orar, e acho que nem se o programasse conseguiria, porque ele nunca poderá ter o amor nem a fé de um verdadeiro pai!
A campainha tocou e as crianças desinteressadas pelo robô que não poderia orar foram saindo e comentando.

-Vamos pedir pro nosso papai ir à igreja da Cíntia, queremos que eles também orem como o papai dela!

O professor e Cíntia ficaram na sala do lado do robô se olhando.

-O senhor está decepcionado professor?
-É que finalmente eu achei que ia ter um pai…- disse com tristeza.
-Mas professor, você pode ter um pai, Deus pode ser o seu Pai!
-Mas como isso é possível? Eu já sou grande e sou muito atrapalhado, Deus não vai querer ser o meu pai.
-Deus o ama e aceita o senhor, do jeito que o senhor é. Vamos até o meu pai que ele vai lhe mostrar o caminho até o Pai maior.
-Então vamos agora mesmo , quero conhecer este pai que realmente pode tudo.
O professor cobre o robô e vai com Cíntia.
Depois de ouvir o pai de Cíntia, o professor quis receber Jesus no seu coração e, de joelhos pela primeira vez na sua vida, sentiu os braços do amoroso Pai Deus o envolver. Agora, o professor tinha achado o que tanto buscava, UM PAI AMOROSO.

Cíntia piscou para o pai em cumplicidade. Porque o que o professor não sabia era que Cíntia e o seu pai vinham orando pelo professor desde o começo do ano!

Cíntia estava muito orgulhosa do seu papai, um homem de oração e fé.

Levando a criança a Cristo

- Converse com as crianças sobre Deus como o Nosso Pai. Diga a elas que Deus é tão Maravilhoso, que deu o Seu único Filho para morrer por nós, que somos pecadores. Diga a elas que Jesus levou tudo de errado que fizemos para que pudéssemos ter Deus como o nosso Pai. Ele fez isso por amor. Se convidarmos Jesus para entrar em nosso coração, ele o limpa de toda a sujeira do pecado (explique que pecado é tudo o que nos afasta de Deus: mentir, roubar, brigar). Nós temos o nosso papai na Terra, mas Deus é o Pai Maior. Ele é Pai de todos que O aceitam.

Pergunte às crianças se elas desejam ter Jesus em seus corações. Não as force! Deixe que estejam livres para decidir. A sementinha foi plantada no coração delas e se alguma delas não quiser, Deus se encarregará de tocar em seu coraçãozinho no momento adequado.
Ore com elas:

"Senhor Deus, eu desejo ter o Senhor como o meu Pai Celeste. Peço que Jesus, seu filho, venha limpar o meu coração, para que eu possa ter o Senhor como o meu Grande Pai, para sempre. Em nome de Jesus, amém."
Atividades: Monte um robozinho!
Idéias:

Instituto Estre

Robozinho complexo (para crianças de 9 a 12 anos)
Os bracinhos são feitos de tampinhas com um furo no meio, por onde passa um elástico.


HISTÓRIA TIRADA DE SEMENTINHA KIDS.

BRINCADEIRAS DE GRUPO

20 DINAMICAS DE GRUPO

11- Jogo comunitário
Objetivo: Descontrair e ao mesmo tempo ajudar a memorizar o nome dos outros participantes.Material: uma flor.Desenvolvimento: os participantes sentam-se em círculo e o animador tem uma flor na mão. Diz para a pessoa que está à sua esquerda : senhor... (diz o nome da pessoa), receba esta flor que o senhor...(diz o nome da pessoa da direita) lhe enviou...E entrega a flor. A pessoa seguinte deve fazer a mesma coisa. Quem trocar ou esquecer algum nome, passará a ser chamado pelo nome de um bicho. Por exemplo, gato. Quando tiverem que se referir a ele, os seus vizinhos, em vez de dizerem seu nome, devem chamá-lo pelo nome do bicho.O animador deve ficar atento e nào deixar os participantes entediados. Quanto mais rápido se faz a entrega da flor, mais engraçado fica o jogo.

12- Jogos de bilhetes
Participantes: 7 a 20 pessoasTempo Estimado: 20 minutosModalidade: Comunicação.Objetivo: Exercitar a comunicação entre os integrantes e identificar seus fatores.Material: Pedaços de papel com mensagens e fita adesiva.Descrição: Os integrantes devem ser dispostos em um círculo, lado a lado, voltados para o lado de dentro do mesmo. O coordenador deve grudar nas costas de cada integrante um cartão com uma frase diferente. Terminado o processo inicial, os integrantes devem circular pela sala, ler os bilhetes dos colegas e atendê-los, sem dizer o que está escrito no bilhete. Todos devem atender ao maior número possível de bilhetes. Após algum tempo, todos devem voltar a posição original, e cada integrante deve tentar adivinhar o que está escrito em seu bilhete. Então cada integrante deve dizer o que está escrito em suas costas e as razões por que chegou a esta conclusão. Caso não tenha descoberto, os outros integrantes devem auxiliá-lo com dicas. O que facilitou ou dificultou a descoberta das mensagens? Como esta dinâmica se reproduz no cotidiano? Sugestões de bilhetes:- Em quem voto para presidente? - Como se faz arroz?- Sugira um nome para meu bebê? - Sugira um filme para eu ver?- Briguei com a sogra, o que fazer? - Cante uma música para mim?- Gosto quando me aplaudem. - Sou muito carente. Me dê um apoio.- Tenho piolhos. Me ajude! - Estou com fome. Me console!- Dance comigo. - Estou com falta de ar. Me leve à janela.- Me descreva um jacaré. - Me ensine a pular.- Tem uma barata em minhas costas!- Dobre a minha manga.- Leia a minha sorte. - Quanto eu peso?- Estou dormindo, me acorde! - Me cumprimente.- Meu sapato está apertado. Me ajude. - Quantos anos você me dá?- Quero um telefone. Que faço? - Me elogie.- O que faz o síndico de um prédio? - Sou sósia de quem?- Como conquistar um homem? - Veja se estou com febre.- Chore no meu ombro. - Estou de aniversário, quero meu presente.- Sorria para mim. - Me faça uma careta?

13- Explosão do coordenador
Objetivo: criar impacto nos participantes do grupo através de uma dramatização exagerada, a fim de sentir melhor as reações dos indivíduos.Tamanho: 30 pessoasTempo: 10 minutosDescrição: Escolhe-se qualquer tema que não será o principal da reunião e a uma certa altura do debate o coordenador para e diz "Vocês não estão se interessando suficientemente. Estou até doente e cansado em ver esse comportamento, esse desinteresse caso não tomem maior seriedade, interrompo, agora mesmo, este debate!", após esse comentário todos estarão desconcertado e terão reações diferentes principalmente reprovando a atitude do coordenador. Após o primeiro impacto o coordenador, em seu estado natural deverá explicar que era uma dramatização para ver as reações dos indivíduos do grupo, e nisso seguirá a discussão, sobre as reações das pessoas com reação a explosão do coordenador.* Indicado para grupos que já tenham uma certa maturidade.

14- Dramatização
Objetivos: demonstrar o comportamento grupal dos membros participantes; realizar um feedback de um participante com objetivo de melhor compreendê-lo.Tamanho: 30 pessoas.Tempo: 30 minutos.Descrição:1. O coordenador apresenta o assunto da discussão;2. Após decorridos dez minutos, o coordenador orienta os participantes para que, nos próximos dez a quinze minutos, cada um procure identificar-se com o colega da direita, esforçando-se por imitá-lo na discussão;3. Cada participante tentará agir exatamente como o seu colega da direita, imitando seu comportamento no grupo;4. É da máxima importância que cada qual consiga identificar-se com seu colega;5. O mesmo exercício poderá ser feito, deixando liberdade para que cada participante faça a escolha do colega a ser imitado, cabendo aos outros reconhecê-lo.

15- Aulinha
Objetivo: desenvolver nos participantes a capacidade de improvisação, síntese, clareza e de avaliaçãoTamanho: 25 a 30 pessoasTempo: 35 minutosMaterial: o mesmo numero de temas para o de participantes do grupoDescrição: a AULINHA é dada quando o grupo tem dificuldade de expressão, é inibido e prolixo. Para isso o coordenador:1. Entrega a cada participante o tema, sobre o qual deverá expor suas idéias, durante dois ou três minutos;2. O membro participante anterior ou posterior dará uma nota ou conceito ao expositor, que será comunicada ao grupo no final do exercício;3. A AULINHA permite diversas variações, tais como:- O coordenador em vez de dar a cada participante um título de tema para dissertar em público, poderá utilizar somente um tema, ou então vários temas mas com uma introdução para auxiliar as pessoas, ou até mesmo um texto para ser lido- Ou ainda pode-se utilizar uma folha em branco para que cada participante possa lançar nela no mínimo dois assuntos da atualidade, notícias recentes de jornais. A seguir recolherá os assuntos, que cada participante possa dar sua AULINHA, escolhendo um dos artigos constantes na papeleta.

16- Exercício da qualidade
Objetivos: conscientizar os membros do grupo para observar as boas qualidades nas outras pessoas; despertar as pessoas para qualidades até então ignoradas por elas mesmas.Tamanho: 30 pessoasTempo: 45 minutosMaterial: lápis e papelDescrição: o coordenador inicia dizendo que na vida as pessoas observam não as qualidades mas sim os defeitos dos outros. Nesse instante cada qual terá a oportunidade de realçar uma qualidade do colega.1. O coordenador distribuirá uma papeleta para todos os participantes. Cada qual deverá escrever nela a qualidade que no seu entender caracteriza seu colega da direita;2. A papeleta deverá ser completamente anônima, sem nenhuma identificação. Para isso não deve constar nem o nome da pessoa da direita, nem vir assinada;3. A seguir o animador solicita que todos dobrem a papeleta para ser recolhida, embaralhada e redistribuída;4. Feita a redistribuição começando pela direita do coordenador, um a um lerá em voz alta a qualidade que consta na papeleta, procurando entre os membros do grupo a pessoa que, no entender do leitor, é caracterizada com esta qualidade. Só poderá escolher uma pessoa entre os participantes.5. Ao caracterizar a pessoa, deverá dizer porque tal qualidade a caracteriza;6. Pode acontecer que a mesma pessoa do grupo seja apontada mais de uma vez como portadora de qualidades, porém, no final cada qual dirá em público a qualidade que escreveu para a pessoa da direita;7. Ao término do exercício, o animador pede aos participantes depoimento sobre o mesmo.

17- Diagrama de integração
Objetivo: apresentar uma ilustração gráfica do relacionamento dos membros de um grupo.Tamanho: 25 pessoas.Tempo: 15-20 minutos.Material: lápis ou caneta, papel e cartolinaDescrição: o coordenador distribui um papel para todos, afim de que nele se escreva o nome da pessoa mais importante para o sucesso do grupo, ou ainda, da pessoa do grupo cujas idéias são mais aceitas; o papel deve ser assinado de forma legível; recolhido os papeis, será feito um diagrama no quadro-negro ou cartolina, marcando com um círculo o nome do participante escolhido, e com uma flecha, a iniciar-se com o nome da pessoa que escolheu, indo em direção à escolhida

18- Um trabalho em equipe
Objetivo: demonstrar a eficiência de um trabalho de equipe.Tamanho: 5 a 7 pessoasTempo: 30 minutosMaterial: uma cópia para cada membro da avenida complicada, canetaDescrição:1. A tarefa do grupo consiste em encontrar um método de trabalho que resolva com máxima rapidez o problema da avenida complicada;2. O coordenador formará subgrupos de 5 a 7 pessoas, entregando a cada participante uma cópia da avenida complicada;3. Todos os subgrupos procurarão resolver o problema da avenida complicada, com a ajuda de toda a equipe;4. Obedecendo as informações constantes da cópia a solução final deverá apresentar cada uma das cinco casa caracterizadas quanto a cor, ao proprietário, a condução, a bebida e ao animal doméstico;5. Será vencedor da tarefa o subgrupo que apresentar por primeiro a solução do problema;6. Terminado o exercício, cada subgrupo fará uma avaliação acerca da participação dos membros da equipe na tarefa grupal;7. O coordenador poderá formar um plenário com a participação de todos os membros dos subgrupos para comentários e depoimentos.
A avenida complicadaA tarefa do grupo consiste em encontrar um método de trabalho que possa resolver, com a máxima brevidade possível, o problema da avenida complicada.Sobre a avenida complicada encontram-se cinco casas numeradas; 801, 803, 805, 807 e 809, da esquerda para a direita. Cada casa caracteriza-se pela cor diferente, pelo proprietário que é de nacionalidade diferente, pela condução que é de marca diferente, pela bebida diferente e pelo animal doméstico diferente.As informações que permitirão a solução da avenida complicada são:- As cinco casas estão localizadas sobre a mesma avenida e no mesmo lado.- O mexicano mora na casa vermelha,- O peruano tem um carro mercedes-benz,- O argentino possui um cachorro,- O chileno bebe coca-cola,- Os coelhos estão a mesma distância do cadilac e da cerveja,- O gato não bebe café e não mora na casa azul,- Na casa verde bebe-se whisky,- A vaca é vizinha da casa onde se bebe coca-cola,- A casa verde é vizinha da casa direita, cinza,- O peruano e o argentino são vizinhos,- O proprietário do volkswagem cria coelhos,- O chevrolet pertence a casa de cor rosa,- Bebe-se pepsi-cola na 3 casa,- O brasileiro é vizinho da casa azul,- O proprietário do carro ford bebe cerveja,- O proprietário da vaca é vizinho do dono do cadilac,- O proprietário do carro chevrolet é vizinho do dono do cavalo.

19- Teste de resistência à pressão social
Objetivo: criar na pessoa a capacidade, o equilíbrio e a maturidade suficientes para aceitar críticas, superar impasses, pessimismos, desânimos, censuras sociais e outras.Tamanho: 30 pessoasTempo: 40 minutosDescrição: este exercício é muito válido, sendo aplicado depois que o grupo já atingiu um determinado grau de solidariedade e conhecimento mútuo, e sendo por todos aceito. Para sua realização:- Dois ou três participantes, voluntários ou escolhidos pelo grupo, um de cada vez implacavelmente vai a passarela em frente de cada participante e diz-lhe tudo o que lhe parece saber, os aspectos positivos, negativos e reticências;- Havendo tempo e interesse, é ótimo que todos o façam, constituindo, assim, tantas "fotos" de cada indivíduo, quantos forem os participantes;- Este exercício permite, entre outras, a seguinte variação: o coordenador poderá pedir que cada participante aponte os aspectos positivos, negativos e reticências do seu colega sentado à direita.

20- A tempestade mental
Objetivos: gerar grande número de idéias ou soluções acerca de um problema, evitando-se críticas e avaliações, até o momento oportuno; processar os resultados de uma sessão de tempestade mental;Tamanho: 6 pessoas;Tempo: 1 hora;Material: papel, caneta, cartolina;Descrição: o coordenador inicia dando um exemplo prático:1. O coordenador forma subgrupos de aproximadamente seis pessoas. Cada subgrupo escolherá um secretário que anotará tudo;2. Formados os subgrupos, o coordenador dirá as regras do exercício: não haverá crítica durante todo exercício, acerca do que for dito; quanto mais extremada a idéia, tanto melhor, deseja-se o maior número de idéias.1ª fase:- O coordenador apresenta o problema a ser resolvido. Por exemplo: um navio naufragou, e um dos sobrevivente nadou até alcançar uma ilha deserta. Como poderá salvar-se: o grupo terá 15 minutos para dar idéias.2ª fase:- Terminado, o coordenador avisa que terminou o tempo e que a crítica é proibida. Inicia-se a avaliação das idéias e a escolha das melhores.3ª fase:- No caso de haver mais subgrupos, o animador pede que seja organizada uma lista única das melhores idéias.4ª fase:- Forma-se o plenário. Processa-se a leitura das melhores idéias, e procura-se formar uma pirâmide cuja base serão as idéias mais válidas.

21- A dificuldade de um consenso
Objetivos: Esclarecer valores e conceitos morais. Provocar um exercício de consenso, a fim de demonstrar sua dificuldade, principalmente quando os valores e conceitos morais estão em jogo.Tamanho: 30 pessoasTempo: 1 horaDescrição: o coordenador explica os objetivos do exercício. A seguir distribuirá uma cópia do "abrigo subterrâneo" a todos os participantes, para que façam uma decisão individual, escolhendo as seis pessoas de sua preferência. Organizar, a seguir, subgrupos de 5 pessoas. Para realizar a decisão grupal, procurando-se alcançar um consenso. Forma-se novamente o grupo maior, para que cada subgrupo possa relatar o resultado da decisão grupal. Segue-se um debate sobre a experiência vivida.
Abrigo subterrâneoImaginem que nossa cidade está sob ameaça de um bombardeio. Aproxima-se um homem e lhes solicita uma decisão imediata. Existe um abrigo subterrâneo que só pode acomodar seis pessoas. Há doze pessoas interessadas a entrar no abrigo. Faça sua escolha, destacando seis somente.- Um violinista, com 40 anos de idade, narcótico viciado;- Um advogado, com 25 anos de idade;- A mulher do advogado, com 24 anos de idade, que acaba de sair do manicômio. Ambos preferem ou ficar juntos no abrigo, ou fora dele;- Um sacerdote, com a idade de setenta e cinco anos;- Uma prostituta, com 34 anos de idade;- Um ateu, com 20 anos de idade, autor de vários assassinatos;- Uma universitária que fez voto de castidade;- Um físico, com 28 anos de idade, que só aceita entrar no abrigo se puder levar consigo sua arma;- Um declamador fanático, com 21 anos de idade;- Uma menina com 12 anos e baixo Q.I.;- Um homossexual, com 47 anos de idade;- Um débil mental, com 32 anos de idade, que sofre de ataques epilépticos

22- Técnica do encontro
Objetivos: Estabelecer um comunicação real. Auxiliar os participante a se tornarem conscientes de sua verdadeira reação uns em relação aos outros, através do uso dos sentimentos em todo o corpo.Tamanho: 25 pessoasTempo: 1 horaDescrição:1. O coordenador convida dois voluntários para que fiquem de pé, uma em cada extremidade da sala, silenciosas, olhando-se nos olhos, e andando muito lentamente, uma em direção à outra.2. Sem haverem nada planejado, quando as duas pessoas se encontrar bem próximas uma da outra, deverão fazer o que quer que sintam impelidas a fazer.3. Poderão continuar o encontro durante o tempo que quiserem4. Terminado o encontro, o exercício prossegue, com outros dois, caso seja necessário.5. No final da experiência, seguem-se os comentários não só dos protagonistas, como dos observadores.

23- Exercício do bombardeio intenso
Objetivo: Expressar sentimentos positivos, de carinho e afeto com uma pessoaTamanho: 25 pessoasTempo: 2 minutos por pessoasDescrição:- O coordenador inicia, explicando ao grupo como a afeição se baseia na formação de ligações emocionais, é geralmente a última fase a emergir na evolução do relacionamento humano, após a inclusão e o controle, na inclusão, as pessoas têm de encontrar-se umas com as outras e decidir se continuam seu relacionamento. Os problemas de controle exigem que as pessoas se confrontem umas com as outras e descubram como desejam relacionar-se. Para prosseguir a relação, cumpre que se formem ligações afetivas, e elas têm então de abraçar-se, a fim de que se crie um vínculo duradouro.- Feita a explicação o coordenador pede aos participantes que digam à uma pessoa todos os sentimentos positivos que têm por ela.- A pessoa apenas ouve, podendo permanecer no círculo ou sair dele e ficar de costas para o grupo.- O impacto é mais forte quando cada um se coloca diante da pessoa, toca-a, olha nos olhos e lhe fala diretamente, que é uma outra maneira de realizar a dinâmica.

24- Trocando crachás
Participantes: 15 a 30 pessoasTempo Estimado: 20 minutosModalidade: Apresentação e Memorização de Nomes.Objetivo: Facilitar a memorização dos nomes e um melhor conhecimento entre os integrantes.Material: Crachás com os nomes dos integrantes.Descrição: O coordenador distribui os crachás aos respectivos integrantes. Após algum tempo recolhem-se os crachás e cada um recebe um crachá que não deve ser o seu. Os integrantes devem passear pela sala a procura do integrante que possui o seu crachá para recebê-lo de volta. Neste momento, ambos devem aproveitar para uma pequena conversa informal, onde procurem conhecer algo novo sobre o outro integrante. Após todos terem retomado seus crachás, o grupo deve debater sobre as diferentes reações durante a experiência.

25- Recordações da infância
Participantes: 7 a 15 pessoasTempo Estimado: 30 minutosModalidade: Experiência de Vida.Objetivo: Proporcionar o conhecimento recíproco da infância de cada integrante.Material: Perguntas preparados pelo coordenador em número superior ao número de integrantes.Observação: Deve-se evitar perguntas que levem a recordações tristes.Descrição: Cada integrante recebe aleatoriamente uma pergunta e a lê em voz alta para os demais, respondendo-a em seguida. As perguntas podem ser reutilizadas. Propostas de perguntas:- Como era seu melhor amigo(a)?- Como seu pai gostaria que você fosse?- O que você imaginava ser quando crescesse?- Quais os seus sonhos de infância?- Qual a melhor lembrança de seu padrinho?- Qual a melhor lembrança de seu pai?- Qual a melhor lembrança de sua infância?- Qual a melhor lembrança de seu mãe?- Qual a sua primeira grande alegria?- Qual o seu primeiro contato com Deus?- Quando você descobriu que Cristo morreu por nós?

26- Técnica não-verbal de controle
Objetivo: experimentar os sentimento de domínio e de submissãoTempo: depende de quantas vezes for feitoDescrição:- O coordenador pede que uma ou duas pessoas fiquem de pé em cima de uma cadeira e continuem participando das atividades, naquela posição.- É importante observar que as pessoas fiquem de pé sem maiores explicações.- Decorridos cinco ou mais minutos, o animador poderá solicitar a reação das outras pessoas, a fim de observar se de fato tiveram a impressão de subordinação, como também notar como essas simples modificações espaciais fazem aflorar nítidas sensações de conforto ou desconforto

27- Conhecendo melhor o grupoParticipantes: 7 a 15 pessoasTempo Estimado: 20 minutosModalidade: Objetivos Individuais.Objetivo: Compreender os objetivos individuais e sua relação com o grupo.Material: Lápis e papel para os integrantes.Observação: O horizonte do desejo pode ser aumentado, como por exemplo, um sonho que se deseja realizar no decorrer da vida.Descrição: O coordenador pede aos integrantes que pensem nas atividades que gostariam de fazer nos próximos dias ou semanas (viagens, ir bem numa prova, atividades profissionais, familiares, religiosas, etc.). Então, cada integrante deve iniciar um desenho que represente o seu desejo na folha de ofício. Após trinta segundos o coordenador pede para que todos parem e passem a folha para o vizinho da direita, e assim sucessivamente a cada trinta segundos até que as folhas voltem à origem. Então cada integrante descreve o que gostaria de ter desenhado e o que realmente foi desenhado. Dentre as conclusões a serem analisadas pelo coordenador pode-se citar:- Importância de conhecermos bem nossos objetivos individuais e coletivos;- Importância de sabermos expressar ao grupo nossos desejos e nossas dificuldades em alcançá-los;- O interesse em sabermos quais os objetivos de cada participante do grupo e de que maneira podemos ajudá-los;- Citar a importância do trabalho em grupo para a resolução de problemas;- Outros

28- Evangelho em pedaços
Participantes: 10 a 15 pessoasTempo Estimado: 30 minutosModalidade: Leitura da Bíblia e Debate.Objetivo: Estimular a procura e análise de passagens da Bíblia.Material: Papéis com pequenos trechos da Bíblia (partes de passagens) com indicação do livro, capítulo e versículos.Descrição: Cada integrante recebe um trecho da Bíblia e procura compreendê-lo. Para melhorar a compreensão do trecho, deve consultar a passagem completa na Bíblia. Em seguida, os integrantes devem ler o seu trecho e comentá-lo para o grupo. Ao final, é aberto o debato sobre os trechos selecionados e as mensagens por eles transmitidas.

29- Dinâmica da pizza
Participantes: 7 a 15 pessoasTempo Estimado: 30 minutosModalidade: Preferências Individuais.Objetivo: Descobrir a importância de diferentes temas para os integrantes do grupo.Material: Lápis e papel para os integrantes.Descrição: O coordenador propõe temas a serem debatidos pelo grupo. Cada integrante é motivado para que defina qual a importância dos diferentes temas para si mesmo. Dentre os temas propostos pode-se ter temas como: drogas, sexo, namoro, política, amizade, espiritualidade, liturgia, família, educação, saúde, segurança, esportes, etc. Os temas devem ser identificados por um número ou uma letra (de preferência a primeira letra do tema). Em seguida, cada integrante deve desenhar um círculo e dividi-lo de acordo com a proporção de importância que tem para com cada tema. As divisões devem ser identificadas pelos números ou letras definidos anteriormente para os temas. Temas se nenhuma importância para o integrante podem ser simplesmente desconsiderados pelo mesmo. Então, cada integrante apresenta seu desenho ao grupo comentando suas opções. Em contrapartida, o grupo pode opinar sobre estas opções e se as mesmas correspondem ao que o grupo esperava do integrante.

Crianças

COMO LEVAR UMA CRIANÇA À CRISTO


  1. Mostre-lhe a sua NECESSIDADE de salvação; que nem todas as pessoas irão para o céu; que ninguém é suficientemente bom para ir (RM 3:23; AP 21:27; JO 8:21,24).
  2. Mostra-lhe o CAMINHO da salvação. A salvação é um presente gratuito porque o Senhor Jesus tomou o nosso lugar na cruz, foi sepultado e ressuscitou dentre os mortos(JO3:16; EF 2:8; 1 CO 15:3,4)
  3. Leve-a a RECEBER o presente da salvação,Jesus Cristo, confiando nEle como seu Salvador pessoal ( JO 1:12; AP 3:20).
  4. Através da Palavra de Deus, ajude-a a TER SEGURANÇA de sua salvação(JO 3:36; AP 3:20; HB 13:5)
  5. Leve-a a CONFESSAR a Cristo (MT 10:32). Esta confissão deve ser feita a você, a outros obreiros, e depois aos amigos. Se as circunstâncias permitirem, a criança poderá fazê-lo até mesmo num programa da igreja.



Torta de brigadeiro

Bolo de chocolate gelado

 bologelado.jpg
Ingredientes 
6 ovos
6 colheres(sopa) açucar
6 colheres(sopa) de nescau
2 colheres(sopa) de manteiga
100g. coco ralado (pacote)
1 colher de fermento
Cobertura
1 lata de leite condensado
a mesma medida de leite
1 colher(sopa) maizena
5 colheres de nescau
    Modo de Preparo
 Bata a massa no liquidificador. Coloque em forma untada e enfarinhada e leve ao forno (cerca de 20 minutos).
 Leve todos os ingredientes da cobertura ao fogo até engrossar. Despeje sobre a massa, deixe esfriar e leve para gelar (de preferência de um dia para outro na geladeira, não no frezzer)

Brigadeiro

Beijinho e Brigadeiro – receitas fáceis e supernutritivas para o dia das crianças

diacriNo dia 12 de outubro é comemorado o Dia das Crianças. Que tal presenteá-las com receitas deliciosas e muito mais saudáveis do que as tradicionais? A Josapar, líder no mercado de arroz com a marca Tio João, oferece receitas de Beijinho de Coco e Brigadeiro com SupraSoy, produto elaborado com proteína isolada de soja (portanto, sem lactose nem colesterol – ótima alternativa para as crianças que sofrem de intolerância à lactose ou alergia à proteína do leite de vaca), com alto teor de isoflavonas, excelente equilíbrio de ômega 3 e 6, livre de gordura trans e conservantes, e enriquecido com vitaminas (A, B2, B5, B6, B12, D e E) e minerais (cálcio, zinco, sódio, ferro, fósforo, iodo, magnésio e potássio), entre outros nutrientes essenciais para a saúde infantil. O SupraSoy enriquece muitas receitas e é fácil de ser encontrado.
Beijinho de Coco sem Lactose SupraSoy:
Ingredientes:
½ xícara (chá) de SupraSoy Sem Lactose (78g)
100g de coco seco ralado
1 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de açúcar cristal fino ou coco seco para enrolar e cravos para decorar.
Modo de preparo:
Coloque 1 xícara (chá) de água na panela, junte o SupraSoy Sem Lactose, o coco seco ralado e o açúcar. Leve ao fogo médio, mexa continuamente por cerca de 10 minutos ou até que a massa comece a se soltar da panela.
Passe a massa para um prato untado com margarina e deixe esfriar.
Pegue pequenas porções de doce com uma colher de chá, enrole e passe pelo açúcar cristal ou coco seco ralado. Em seguida, acomode-os em forminhas de papel, espete um 1 cravo em cada um e sirva em seguida.
Rendimento:
30 docinhos.
Brigadeiro sem Lactose SupraSoy:
Ingredientes:
1/2 xícara (chá) de SupraSoy Sem Lactose (78g)
1 xícara (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de cacau em pó
1 colher (sopa) de glucose de milho
200g de chocolate granulado
Modo de Preparo:
Coloque 1/2 xícara (chá) de água no liqüidificador, junte o SupraSoy Sem Lactose, o açúcar, o cacau em pó e a glucose de milho. Bata até obter uma mistura homogênea.
Passe para uma panela e leve ao fogo baixo, mexendo continuamente por 8 a 10 minutos, ou até que a massa comece a se soltar da panela. Passe para um prato untado com óleo de milho e deixe esfriar completamente.
Pegue pequenas porções de doce com uma colher de chá, enrole e passe no chocolate granulado. Em seguida, acomode-os em forminhas de papel e coloque num prato grande.
Rendimento: 30 docinhos.
SAC Josapar: 0800 53 18 00.
Publicado em: 28 setembro, 2009

sábado, 5 de junho de 2010

DIA DO PASTOR

SER PASTOR

Ser pastor é atender o chamado divino
Para, ao redil dos céus, as almas conduzir;
É ser do cristianismo arauto e paladino,
Ao mundo propagando a glória do porvir.

É ser como um farol na rota do destino,
Ao mostrar o perigo e o mal a prevenir;
É viver de renúncia, é tornar-se menino
Para a bondade e a Fé no coração fruir.

É trazer, com cuidado e amor, o peito aberto,
Mais à ovelha que se acha errante no deserto,
Do que às noventa e nove em plácido lugar.

Ser pastor é, por fim, levar a carga alheia.
Nutrindo essa esperança, ideal de quem semeia,
Para a benção de ter e a ventura de dar.


POSTADO POR PORTAL DA ESCOLA DOMINICAL