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quarta-feira, 15 de setembro de 2010

CULTINHO DE MISSÕES

PEÇA "OS SAPATINHOS FELIZES"









PEÇA MISSIONÁRIA — “Sapatinhos felizes”
Extraída da Revista Sorriso - Adaptada por Lidia Barros Pierott
(Coordenadora Nacional dos Amigos de Missões – UFMBB)
Culto da manhã
Todas as crianças entram cantando “As
criancinhas de toda nação” (nº 57, Cânticos de Salvação
para crianças, vol 3). No final do hino falam:
10
4° DOMINGO
NARRADOR: Maria espera pelo vendedor de sapatos,
em frente a sua casa. O vento sopra os
seus cabelos pretos e cacheados. Seus ouvidos
estão atentos para ouvir os gritos do vendedor
Carlos, e os seus olhos estão pregados no fim da
rua, por onde Carlos deve vir. Em sua mão segura,
muito apertado, o dinheiro que ela e sua mãe
haviam guardado por tanto tempo, para comprarem
um par de sapatos. Maria nunca tivera sapatos.
(Convidar a igreja para cantar o hino oficial da
Campanha e orar pelo Timor-Leste.)
NARRADOR: Cada vez que Carlos passa pela sua
rua gritando: “Sapatos, sapatos! Quem quer comprar
sapatos?” seu coraçãozinho bate mais rápido.
Ela deseja, mais do que qualquer coisa, possuir
um par de sapatinhos pretos e brilhantes, que
estão pendurados na ponta da vara. Agora ela
espera ansiosa, com um certo medo de que ele já
os tenha vendido. Hoje é o seu aniversário. Completa
oito anos e ganha seu primeiro par de sapatos.
Seu coraçãozinho quase pára de bater quando
Carlos surge na esquina.
VENDEDOR DE SAPATOS: Bom dia, Maria. Você
quer comprar sapatos?
NARRADOR: A mãe de Maria ouviu a conversa
e veio ajudá-la escolher os seus sapatinhos. Depois
de olharem todos, os que ainda chamavam
atenção de Maria eram os pretos e brilhantes,
pendurados na ponta da vara. Carlos recebeu
o dinheiro e seguiu o seu caminho, enquanto
Maria sentou-se para calçar os sapatos.
O primeiro serviu muito bem, mas quando foi
calçar o segundo... Seu pé não queria entrar.
Havia qualquer coisa dentro. Ela meteu a mão
e tirou um papel bem dobradinho. Que seria
aquilo?
Desdobrando o papel com cuidado, Maria viu
a figura de um anjo e alguns pastores no campo.
Maria não sabia ler a história, mas gostou
muito da linda figura. Sua mãe, pegando o papel,
começou a ler.
MÃE: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira
que deu seu Filho Unigênito, para que todo
aquele que nele crer, não pereça, mas tenha a
vida eterna.”
NARRADOR: Em seguida, a mãe de Maria leu
como foi que Deus mandou Jesus ao mundo, e
como os anjos anunciaram o seu nascimento aos
pastores que estavam no campo, perto de Belém,
na noite que ele nasceu. Maria gostou muito daquela
história. Ela guardou a figura e muitas vezes
durante o dia parava para olhá-la mais uma vez.
Maria e sua mãe queriam saber mais a respeito de
Jesus e do grande amor de Deus.
MARIA: Será que Carlos, o vendedor de sapatos,
poderá contar-nos mais a respeito de Jesus?
MÃE: Creio que sim.
NARRADOR: Todos os dias, Maria ficava em frente
à sua casa esperando pelo Carlos. Não queria
comprar sapatos, mas queria saber mais a respeito
de Jesus.
CENA 2
NARRADOR: Um dia, Maria ouviu novamente a
voz de Carlos e viu quando ele apareceu na esquina.
VENDEDOR: Sapatos, sapatos! Quem quer comprar
sapatos?
MARIA (gritando): Ali vem ele!
NARRADOR: A mãe de Maria queria ver e conversar
com Carlos também. Ouvindo o grito da
filha saiu à porta.
MARIA: Eu gostei muito dos sapatos e mais ainda
da história da Bíblia.
VENDEDOR DE SAPATOS: Então eu vou dar-lhe
outra história. E para sua mãe vou dar uma Bíblia
(oferece os presentes as duas). Neste livro, a Bíblia,
a senhora encontrará tudo a respeito do amor de
Deus e da vida de Jesus.
MÃE (diz com tristeza): Não tenho dinheiro. Não
posso comprar esta Bíblia.
VENDEDOR DE SAPATOS: É um presente para a
senhora. As pessoas que amam a Deus e procuram
ser gratas a Ele pelo seu grande amor, gostam
de ajudar outros. Elas dão dinheiro para imprimir
bíblias, evangelhos, folhetos, histórias da Bíblia. É
assim que ajudam a outros conhecerem a história
de Jesus. Eu sempre coloco um folheto ou uma
história da Bíblia nos meus sapatos. É um segredo
e chamo os meus sapatos de “sapatinhos felizes”,
porque levam a melhor história que o mundo já
11
SOBRE OS CULTOS MISSIONÁRIOS PARA AS CRIANÇAS
Aproveite o horário do culto infantil da sua igreja para realizar os cultos missionários. Se a sua igreja
não tem este horário, combine um outro para os cultos (EBD, Amigos de Missões, União de Juniores);
o importante é que as crianças sejam envolvidas na campanha missionária da igreja.
Apresentamos quatro sugestões de roteiros de culto missionário que podem sofrer as adaptações
necessárias da sua realidade.
O culto será desenvolvido em dez momentos, que são:
1) Momento devocional – preparação das crianças para o culto;
2) Momento de louvor – cântico de hinos missionários;
3) Momento do correio missionário – informações sobre missionários, sua família, seu trabalho;
4) Momento de oração – pelo trabalho missionário;
5) Momento inspirativo – apresentação especial de alguma criança com um solo, uma música
instrumental ou uma poesia;
6) Momento do estudo – estudo do tema do dia;
7) Momento de memorizar a Palavra de Deus – memorização do versículo do dia;
8) Momento da atividade do estudo – execução das atividades propostas: atividade 1 para o 1º
segmento (3 a 7 anos), atividade 2 para o 2º segmento (8 a 11 anos).
9) Momento da gincana missionária – competição com tarefas de pesquisas, para serem feitas
durante a semana. Para esse momento, dividir a classe em três equipes; verificar o equilíbrio entre os
componentes das equipes em relação à idade, série escolar, iniciativa e desenvoltura. Cada equipe
representará um país: Japão, China e Timor-Leste. Fazer um cartaz para anotar o avanço de cada
equipe e, a cada encontro, marcar a pontuação com a figura de uma sandália. No final dos quatro
encontros, a equipe que conseguir o maior número de sandálias será a vencedora.
10) Momento final – com uma música suave, colocar as crianças em círculo e orar agradecendo a
Deus os momentos vividos no culto.
É muito importante a participação das crianças em todos os momentos do culto. Para a direção de
alguns momentos do culto, você pode convidar algumas crianças, por exemplo: para o momento
devocional, de louvor (montar uma equipe de louvor para cada encontro), correio missionário e inspirativo.
Fazer uma escala para os quatro encontros. Os momentos de oração, estudo, gincana, confraternização
e encerramento devem ficar sob a sua responsabilidade (líder) ou de alguém convidado.
ouviu. Estou contente que Maria gostou da história.
Também porque quiseram saber mais a respeito
de Jesus.
MÃE: Muito obrigada. Sempre que passar por aqui,
pare alguns instantes em nossa casa e conte-nos
algo a respeito de Jesus.
VENDEDOR DE SAPATOS: Eu prometo que sempre
quando for possível passarei por aqui e falarei
mais de Jesus para vocês.
NARRADOR: Maria entrou em casa muito contente
com a sua nova figura que mostrava um grupo
de crianças indo ao templo. Sua mãe também estava
contente com a sua Bíblia, mas quem estava
ainda mais feliz era Carlos. Sentia-se feliz porque
vendia “sapatinhos felizes” com a melhor história
do mundo, pois sabia que Maria e sua mãe seriam
muito mais felizes agora que conheceram a Deus
e a seu Filho Jesus.
VENDEDOR DE SAPATOS: A minha missão é falar
de Jesus por onde for, assim, me sinto muito
feliz.
NARRADOR: E você? O que tem feito para cumprir
a missão que Jesus lhe deu?


AS CRIANÇAS GOSTARAM MUITO DA PEÇA!!!!!!

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